quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pudim Eva

Sempre que posso, para o almoço de Domingo preparo uma sobremesa. Os Domingos são sempre dias muito atarefados, com imensas coisas para fazer antes de voltar a Lisboa. Por isso, é um requisito serem sobremesas rápidas e de fácil preparação.

No Domingo passado, escolhi uma sobremesa típica de Outono, com maçãs e frutos secos. Extremamente reconfortante … Foi para a mesa ainda morna e fez as delícias de todos.

Apesar da receita se chamar Pudim Eva (mantive o nome original), acho que a sua textura é mais parecida com um bolo húmido do que com um pudim… Durante a cozedura, as maçãs libertam sumo que vai humedecer o bolo… Delicioso!

Esta receita pode ser feita num refractário grande ou em ramequins individuais. Para além das nozes podem ser utilizados outros frutos secos: passas, tâmaras, alperces, amêndoas...

Pudim Eva
Receita adaptada do livro Delicious - Whicked Desserts

Ingredientes:
750g de maçãs (cerca de 5 maçãs)
80g de açúcar mascavado claro
1 colher de chá de maisena
½ colher de chá de canela
½ colher de chá de raspa de laranja
100ml de sumo de laranja

Massa:
70g de manteiga amolecida
100g de açucar
3 ovos
½ colher de chá de canela
1 colher de sopa de whisky
130g de farinha
3/4 colher de chá de fermento

60g de nozes partidas grosseiramente

Preparação:
Descascar as maçãs, retirar o caroço e corta-las aos cubinhos .

Colocar as maçãs numa taça, juntar o açúcar, a maisena, a canela, a raspa de laranja e o sumo de laranja. Envolver tudo muito bem e reservar.

Massa:
Peneirar a farinha com a canela e o fermento.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicionar os ovos um a um, batendo bem entre as adições. Adicionar o whisky e misturar. Adicionar a mistura da farinha e bater bem.

Pre-Aquecer o forno a 180º.

Colocar a mistura das maçãs no fundo de um refractário de vidro (ou em ramequins). Dispor metade das nozes por cima das maçãs.

Tapar as maçãs com a massa previamente preparada e distribuir as restantes nozes, por cima. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro, o centro deve estar firme ao toque). Se necessário durante a cozedura tapar o pudim com uma folhar de papel de alumínio.

Servir morno, polvilhado com açúcar em pó.

32 comentários:

  1. Parece mesmo que são uma delicia, a maça nos bolos dão um toque saboroso.
    Essas tacinhas são lindíssimas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Wow... Que delicia! En primer lugar, las fotos son preciosas. En segundo lugar, la receta no parece complicada y a la vista está que da unos resultados estupendos. Gracias por la receta, que me la apunto. ;) Un saludo.

    ResponderEliminar
  3. EU ADOREI A RECEITA ,MAAAAAAS ME APAIXONEI PELOS RAMEQUINS VERMELHOS DE BOLINHAS BRANCAS!!!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma maravilha e com maçãs! São um fruto delicioso e tão versátil. As fotos ficaram lindas como sempre. Vou pedir licença e levar essa receita comigo para experimentar um dia destes :)

    ResponderEliminar
  5. Un dolce delizioso e come dice anche semplice da fare, meglio !
    buona serata

    ResponderEliminar
  6. que delícia!! e que potinhos mais fofos!!Bjs!

    ResponderEliminar
  7. Estão lindos! Parece com os crumbles. E o ramequim deu todo o charme. bj

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Amiga seja bolo ou pudim eu comia da mesma maneira!! Ficaram lindos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Andreia eu tb amo estas receitas outonais.
    Além de super reconfortantes, perfumam toda a casa..
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Andreia, és fantástica.
    Mais uma apetitosa e linda receita!
    Mais uma que eu vou experimentar!
    Grande beijoca e obrigada.
    Neuza.

    ResponderEliminar
  11. Adorei a receita! Já venho cá algum tempo mas nunca comentei. Adoro o blogue, as receitas, a simpatia e as fotos são fantásticas. Esta faz-me lembrar um crumble que fiz à pouco tempo. Fico à espera da próxima.

    ResponderEliminar
  12. Há um tempão que quero fazer essa receita - adorei a sua versão nestes potinhos lindos!

    ResponderEliminar
  13. Posso confessar uma coisa?? Adorei a receita, mas os recipientes prenderam o meu coração...que coisinhas tão, tão fofas!!! Podes dizer-me onde os foste desencantar? Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Gosto imenso do teu blog, desde as receitas à qualidade das fotos tudo aqui é perfeito!
    Parabéns,
    esta receita então convenceu-me por completo
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Obrigada a todos pelos comentários.

    Filipa,
    As tacinhas são da Geneve Lethu, uma marca de loiças que gosto muito, têm loiças lindíssimas.. É uma cadeia de lojas francesa, com alguns pontos de venda em Lisboa, sei que há no Continente de Telheiras, no Alegro e (acho) Oeiras Shopping. Vale a pena a visita…

    Beijos
    Andreia

    ResponderEliminar
  16. muito boa a receita, deve ser deliciosa!!

    ResponderEliminar
  17. andreia mas que bom! realmente bem simples e que se torna uma maravilha :-)
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Que delicia !

    Beijinhos e bom fin de semana
    Dan (França)

    ResponderEliminar
  19. Andréia,
    Faz tempo que não deixava um comentário aqui. Vejo que tudo continua lindo e as receitas atraentes.
    Estive no Rio de Janeiro no final de semana passado e na revista de bordo da comoanhia aérea Gol havia um artigo sobre culinária no qual citavam seu blog, você sabia?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Delicia de blog! Colocarei seu blog na lista links do meu site. Divulgue o meu também...


    http://mayarasantana.wordpress.com/

    Beijos, Mayara.

    ResponderEliminar
  21. Que bela sobremesa.
    Parece-me bastante reconfortante...
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Olá! Cá em casa estamos neste momento a comer esta sobremesa, eu acho que é uma espécie de crumble mais rebuscado, bem bom! Utilizei amêndoa em vez de nozes, que era o que havia em casa, acrescentei passas e fiz tudo num pirex grande em vez de ramequins individuais.
    As tuas fotos estão maravilhosas como sempre!
    (já comi todo o massapão, fatia a fatia foi-se sumindo, mas podes enviar a receita na mesma, quando tiveres disponível, estou à espera de outra remessa)

    ResponderEliminar
  23. Hoje ainda estava melhor, tinha ali o saborzinho do sumo de laranja com uma pitada de Uísque, mais as maçãs com a amêndoa... ai, ai!

    ResponderEliminar
  24. conheci seu blog agora!!! e ja adorei as receitas!
    to aprendendo a cozinhar, sou desiner mas minha nova paixao eh a cozinha!
    vou ver com calma as receitas anteriores!!
    mas ja escolhi o bolo de amora pra testar em breve!
    linkado no meu blog ja

    ResponderEliminar
  25. Me gusta mucho las tacitas de lunares, son preciosas y el pudin debe estar buenísimo.
    Besos

    ResponderEliminar
  26. Andreia, fiquei maravilhada com as tacinhas, também conheço a marca e tem coisas lindas!
    Adorei a ideia do sumo das maças, durante a cozedura tornar o bolo mais húmido. Torna-o logo mais agradável ao paladar.
    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  27. Obrigada a todas pelos comentários :-)

    Isabel,
    O seu pedido não está esquecido, pelo contrário! O meu tempo é que tem sido muito pouco... Peço desculpas. Fico contente em saber que aprovou esta receita :-)

    Beijinhos
    Andreia

    ResponderEliminar
  28. Hum, buenisimo y deberian tener un aroma espectacuar!!
    Cariños

    ResponderEliminar
  29. Andreia, sem dúvida uma sobremesa deliciosa. Por aqui, já penso mais em doces de geladeira e sorvetes.. a temperatura subiu de vez. Beijos

    ResponderEliminar
  30. Que show, indiquei sua receita, e seu blog no meu blog, como uma dica para minhas "marinheira de primeira viagem", que como eu estão começando a vida de casada!
    Dá uma olhada www.adrianatestaconsultoria.com.br/blog
    Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderEliminar